Faculdade UNITERRA recebe Comissão do Ministério da Educação – MEC para credenciamento da oferta do ensino superior em Terra Boa
4 de maio de 2017
Inauguração da Faculdade Uniterra de Terra Boa
31 de janeiro de 2018

Tecnologia De Aplicação De Produtos Fitossanitários

No dia 04 de Abril de 2017 a Uniterra- Faculdade Terra de Terra Boa ofereceu a comunidade mais um curso gratuito de capacitação profissional. O curso foi ministrado pelo renomado Professor Doutor Engenheiro Agrônomo Marcelo Gonçalves Balan, de forma dinâmica e com carga horária de 4 horas. Todos os alunos receberam certificado de conclusão.

Com o constante aumento populacional, a demanda por alimentos também tende a crescer, sendo assim é necessário que se aumente a produção agrícola, porém não é possível o aumento de área de produção, sendo assim é necessário que haja o aumento da produtividade das culturas através do emprego de tecnologias que possibilitem o aumento de produtividade, sempre aliado ao uso racional de insumos e de modo sustentável. A Tecnologia de Aplicação é uma das tecnologias que tem contribuído para o aumento da produtividade sem que seja necessário o aumento da área de produção.

O Termo Tecnologia consiste na aplicação dos conhecimentos científicos a um determinado processo produtivo. Dessa forma, entende-se como “Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários” o emprego de todos os conhecimentos científicos que proporcionem a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessária, de forma econômica e sustentável.

O Professor Doutor Engenheiro Agrônomo Marcelo Gonçalves Balan citou que a tecnologia de Aplicação não se resume apenas ao ato de aplicar o produto, mas na interação de fatores, que buscam a máxima eficiência dos tratamentos, economicidade, eficiência operacional, adequação de máquinas, menor contaminação ambiental e segurança do operador. Também citou que aspectos como o ambiente, qualidade da pulverização promovida pelas pontas de pulverização em função do padrão de gotas produzidas, se inter-relacionam e são determinantes para o sucesso das aplicações na cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *